Arte da cura

Medicina Natural

É comum opor-se a Medicina Convencional à Medicina Natural, pois a primeira tem reconhecimento científico e está presente nos hospitais e centros de saúde, sendo mais acessível. No Grupo Dermis, consideramos que tanto a Medicina Convencional como a Medicina Natural pertencem ao universo do latim ars medicina, isto é, à “arte da cura”. Uma arte não precisa opor-se a outra arte. Podem ser cooperantes e convergentes. Uma das vantagens da Medicina Natural é a utilização de medicamentos sem substâncias químicas, e por sua vez, sem contraindicações.

Tratamentos Alternativos

Os tratamentos alternativos partem do pressuposto que o corpo é um sistema, e que a dor e a doença são fontes de informação para entender a raiz do desequilíbrio. São tratamentos holísticos, pois levam em consideração a totalidade do indivíduo, relacionando os seus problemas físicos com estados emocionais, o ambiente e o estilo de vida.

No universo dos tratamentos alternativos, há três categorias com campos bem definidos:

1. Tratamentos que adotam o uso interno de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral, como a fitoterapia que cura doenças através de plantas medicinais;

2. Tratamentos que adotam o uso externo de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral. Um bom exemplo é a hidroterapia que utiliza a água e as suas temperaturas variáveis como meio de cura;

3. Tratamentos que não utilizam substâncias, como a cromoterapia que utiliza cores na cura de doenças, com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais subtis. Este espaço irá dedicar-se à partilha de informação sobre tratamentos alternativos, que conjugados com o acompanhamento de profissionais de medicina, pode resultar em mais qualidade de vida e bem-estar.